Segundo projeções feitas recentemente pela PSafe (empresa líder em cibersegurança na América Latina), mais de 5 milhões de brasileiros foram impactados pelo golpe de Clonagem de WhatsApp somente em 2020. O aplicativo de mensagem é atrativo para cibercriminosos por ser um dos mais utilizados em todo o mundo, logo, se tornando um ambiente fértil para este e outros golpes.

Impactos com a clonagem do seu WhatsApp:

Nesse golpe, os criminosos clonam o número do aparelho celular para, em seguida, sequestrar a contar a conta do WhatsApp, vindo a se passar pelos reais proprietários, pedindo auxílios financeiros como depósitos e pagamento de boletos para amigos e familiares da vítima.

Além disso, o golpe também pode servir de mecanismo para a criação de mensagens falsas, gerando prejuízo à reputação, imagem, honra e intimidade da vítima, bem como causar incômodo e perda de tempo útil para resolver a situação.

Providências a tomar:

De qualquer modo, se você teve o WhatsApp clonado ou tem a suspeita de que foi vítima de um crime, recomenda-se formalizar um boletim de ocorrência e posteriormente:

  1. Comunicar a instituição financeira em caso de transferência de dinheiro;
  2. Enviar um e-mail ao support@whatsapp.com e solicitar a desativação da conta;
  3. Entrar em contato com a sua operadora de telefonia para bloquear o chip, solicitar um novo chip e solicitar esclarecimentos sobre as medidas de segurança em relação a clonagem do número;
  4. Após isso, reinstale o aplicativo WhatsApp no seu celular.

Método de prevenção:

  • Manter o aplicativo atualizado.

 

  • Proteger a conta do WhatsApp por meio da “Verificação de duas etapas”.

A verificação em duas etapas é um recurso opcional para adicionar mais segurança à conta do aplicativo. Ao se ativar a verificação em duas etapas, qualquer tentativa de verificação do número de telefone no WhatsApp terá que ser acompanhada de um PIN de seis dígitos criado.

Para ativar a verificação em duas etapas, abra o WhatsApp e vá em: configurações > conta > Verificação em duas etapas > Ativar. Ao ativar este recurso, será oferecida a opção de inserir um endereço de e-mail. Este endereço de e-mail será utilizado para que o WhatsApp possa enviar um link para desativar a verificação em duas etapas no caso de esquecimento do PIN, servindo como uma proteção à sua conta.

 

  • Proteger seu celular com senha.
  • Evitar armazenar arquivos pessoas no cartão de memória.
  • Utilizar aplicativos que apagam definitivamente os arquivos excluídos.
  • Apagar todos os arquivos pessoais e senhas salvas quando for levar o aparelho para manutenção.

Os dispositivos móveis estão sujeitos a manutenções e, dependendo do tipo de manutenção que será realizada, poderá ser necessário entregá-lo desbloqueado para testes. Nesse caso, é prudente apagar todos os arquivos pessoais, remover o Sim Card (chip da operadora), e senhas salvas em aplicativos.

 

  • Não fornecer dados pessoais para confirmação em chamadas telefônicas de números desconhecidos.

É usual se receber chamadas telefônicas em que o operador solicita dados para confirmação. Pela dificuldade de identificação da origem, deve-se evitar o fornecimento de informações pessoais! Quem possui o acesso ao sistema é quem deve se encarregar de verificar a veracidade das informações contidas no cadastro. Importante salientar que tal procedimento deve ser tomado ao se receber a ligação, pois no caso de o cliente entrar em contato com os serviços de atendimento, certificando a correção do número, é necessário o respeito às regras de atendimento.

 

  • Desconfiar dos pedidos de ajuda por meio de aplicativos ou redes sociais.

Desvios de segurança, algumas vezes por parte do próprio usuário, são comuns no uso de aplicativos para troca de mensagens e redes sociais. Como prevenção, é recomendável, ao se receber um pedido de ajuda, retornar a mensagem através de uma ligação telefônica e se certificar que o autor da mensagem é realmente a pessoa que está pedindo ajuda.

A clonagem do WhatsApp gera indenização em danos morais?

Recentemente, duas operadoras foram condenadas a indenizar consumidores em danos morais por conta da clonagem do WhatsApp.

No primeiro caso (processo n. 1006022-53.2020.8.26.0003), o magistrado ressaltou que a operadora, diante da parceria estabelecida com o aplicativo de mensagens e da ampliação da cadeira de responsabilidade, falhou ao não fiscalizar o cumprimento dos procedimentos de segurança contra fraude pelo WhatsApp. Diante disso, condenou a empresa ao pagamento de indenização por danos morais em R$ 15 mil reais.

Em outro caso (processo n. 1015270-38.2019.8.26.0016), o magistrado ressaltou que a fraude e o dano não aconteceram por culpa exclusiva da vítima, bem como somente foi possível porque os serviços ofertados pela operadora apresentam falhas de segurança que permitiram a clonagem do número, a privação do serviço contratado (telefonia), a utilização da conta de WhatsApp pelo fraudador. Assim, considerou a reparação à título de indenização por danos morais de R$ 10 mil reais.

Conclusão:

Em suma, ter o WhatsApp clonado é algo delicado que pode gerar prejuízo, embora nem sempre seja diretamente financeiro.

O ideal, portanto, é realizar o passo-a-passo de “providências a tomar”, bem como buscar o seu direito de consumidor, constitucionalmente protegido.

Escrito por Pedro Corrales Neto

#direitoconsumidor #whatsapp #telefonia #danos

Fontes:

https://www.psafe.com/blog/mais-de-5-milhoes-de-brasileiros-foram-vitimas-do-golpe-de-clonagem-de-whatsapp-em-2020/

https://www.ctir.gov.br/arquivos/alertas/2018/recomendacao_2018_01_whatsapp.pdf

https://faq.whatsapp.com/general/account-and-profile/stolen-accounts/